Funcionamento: Segunda a Sexta - das 07:00h às 13:00h

Acari - Rio Grande do Norte - RN

Histórico

Acari é uma cidade de Estado do Rio Grande do Norte. Os habitantes se chamam acarienses. O município se estende por 608,6 km² e contava com 11 035 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 18,1 habitantes por km² no território do município. Vizinho dos municípios de Carnaúba dos Dantas, Cruzeta e Jardim do Seridó,Acari se situa a 25 km a Norte-Leste de Parelhas a maior cidade nos arredores. Situado a 284 metros de altitude, de Acari tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 6° 27' 36'' Sul, Longitude: 36° 38' 28'' Oeste.

O prefeito de Acari se chama ISAIAS DE MEDEIROS CABRAL.

Para todas as formalidades administrativas,você pode ir à prefeitura de Acari Rua Napoleão Antão, 100. Mas você também pode contatar a prefeitura por telefone ou por email, pelo endereço abaixo.

O TERRITÓRIO do Município era habitado pelos índios cariris, que para ali se deslocaram em virtude das perseguições movidas pelos colonizadores da Paraíba, em fins do século XVII. Em 1737, o fundador do povoado onde está localizada a Cidade, Sargento-mor Manuel Esteves de Andrade, obteve permissão do Bispo de Olinda para erguer a capela, consagrada a Nossa Senhora da Guia.

O escritor José Augusto registra que o povoamento da região do Seridó começou no final do século XVIII, durante a "guerra dos Bárbaros", culminando com o afastamento dos índios habitantes das margens do rio Açu. Assim, chegaram à localidade seus primeiros desbravadores, vindos de Pernambuco e da Paraíba. Segundo o historiador Câmara Cascudo, o topônimo do Município originou-se dos acaris, peixes de escamas ásperas e carne branca, cujo habitat era o “poço do Felipe".

O poço era suprido pelo rio Acauã, que o mantinha abastecido de água suficiente para a sobrevivência dos peixes. Gentílico: acariense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Acari, pela lei provincial nº 15, de 13-03-1835.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Acari, pela resolução do conselho do governo, de 11-04-1833, desmembra de Príncipe (mais tarde Caicó) Instalada em 18-03-1835. Elevado à condição de cidade com a denominação de Acari, pela lei estadual nº 119, de 15-08- 1898. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto estadual n.º 603, de 31-10-1938, são criados os distritos de Carnaúba e Cruzeta e anexado ao município de Acari. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Acari, Carnaúba e Cruzeta. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1950. Pela lei estadual n.º 915, de 24-11-1953, desmembra do município de Acari o distrito de Cruzeta.

Pela lei estadual n.º 1028, de 11-12-1953, desmembra do município de Acari o distrito de Carnaúba. Elevado à categoria de município com a denominação de Carnaúba dos Dantas. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.