PARCERIA DA PREFEITURA COM PRODUTORES RURAIS DE ACARI VIABILIZA PROGRAMA DE ARMAZENAMENTO DE SILAGEM

Agricultura, Abastecimento e Meio-Ambiente
13/05/2021

Através da secretaria municipal de agricultura, meio ambiente e abastecimento, a Prefeitura de Acari está mantendo parceria com os produtores rurais com objetivo de desenvolver ações e incentivos à produção no campo, uma delas é o Programa de Armazenamento de Silagem, que visa garantir a forragem
para o período de inverno sem grandes perdas e é de suma importância para a produção de nutrientes para os animais.

O primeiro armazenamento de 2021 foi feito na comunidade Cacimba do Meio, na região da Beira do Rio, e está sendo um sucesso.

O processo é uma técnica que consiste em preservar forragens por meio de fermentação anaeróbica, após o seu corte, picagem, compactação e vedação. O produto final dessa fermentação, denominado silagem, é obtido pela ação de microrganismos sobre os açúcares presentes nas plantas com a produção de ácidos, resultando em queda do pH até valores próximos de 4.

A prática da confecção de silagem tem sido cada vez mais comum na produção de gado de corte, principalmente em regiões com exploração pecuária mais tecnificada, onde a procura por melhores índices zootécnicos e rentabilidade econômica tem levado grande número de produtores, que utilizam o confinamento, a adotarem sistematicamente essa prática.