Notícia

PROJETO DE PISICULTURA EM ACARI É OPÇÃO PARA DIVERSIFICAR RENDA E FORTALECER AGRICULTURA LOCAL

Publicado em 01/11/2023 às 13:18


A Prefeitura de Acari, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento, em parceria com o SEBRAE/RN e apoio da Casa dos Ventos, está implantando um projeto de pisicultura, que visa dar mais opções de emprego e renda na zona rural.

Este projeto tem como objetivo diversificar as opções de emprego e renda na zona rural, especialmente em uma região semiárida, oferecendo assim uma alternativa significativa para os agricultores locais.

A criação de peixes, especialmente tilápia, é realizada em tanques escavados. O projeto se destaca por sua abordagem sustentável, aproveitando recursos limitados, como a água, de forma eficiente. Essa abordagem não apenas torna o projeto viável nas propriedades rurais, mas também contribui para o aumento da receita dos agricultores que anteriormente se dedicavam apenas à produção agrícola familiar.

Um exemplo notável de sucesso é a propriedade de Rafael Araújo, dono da Avícola Caipira Seridó. Segundo ele, o projeto de psicultura tem desempenhado um papel fundamental em seu empreendimento, complementando e ampliando o ciclo de produção em sua propriedade:

"Esse projeto é de grande importância, porque nós aproveitamos a mão de obra já existente na propriedade e a pouca água que temos retirada de poços amazonas. Com isso geramos uma nova fonte de renda. O grande benefício, além da renda final da criação da tilápia, utilizamos a água já fertilizada pelso peixes para produzir forragem, irrigando palma e capim. A propriedade fica mais produtiva com o ciclo completo." disse

Imagens