SECRETARIA DE SAÚDE E VISA MUNICIPAL SE REÚNEM COM COORDENAÇÃO ESTADUAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Publicado em 13/11/2023 às 22:38

Nesta segunda-feira, dia 13 de novembro, o secretário de saúde de Acari, Ewerttom Medeiros, e o agente de vigilância sanitária, Jobel Araújo, participaram de uma importante reunião na Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) com a coordenadora estadual de Vigilância em Saúde, Diana Paula, e sua equipe. O encontro teve como objetivo discutir as adequações necessárias em conformidade com a Portaria Federal do Ministério da Saúde Nº 888, DE 4 DE MAIO DE 2021, que visa a regulamentação sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

A principal preocupação da Secretaria de Saúde de Acari diz respeito ao tempo para as regulamentações no serviço de distribuição e venda de águas engarrafadas, conhecidas popularmente como "Água de Natal", pois o pequeno e médio fornecedor do líquido precioso, precisa ter um suporte técnico e tempo para atender a todas as exigências. O comprometimento em atender as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde motivou essa reunião estratégica entre os representantes do município e a coordenação estadual, afim de encontrar uma maneira que todos possam atender a Portaria Federal.

Durante o encontro, foram discutidos detalhes específicos da portaria, visando garantir a segurança e a saúde da população local. Após a análise conjunta das normativas, ficou estabelecido que uma reunião ampliada seria organizada durante a última semana de novembro. Nessa ocasião, os vendedores de Acari serão convocados para participar, com o intuito de esclarecer dúvidas e, de maneira educativa, viabilizar a regulamentação de todos os pontos necessários.

A coordenação estadual, representada por Diana Paula, expressou seu comprometimento em fornecer o suporte necessário para que os vendedores possam se adequar às normas vigentes, contribuindo assim para a promoção da saúde pública e a qualidade dos serviços prestados à comunidade acariense. Essa iniciativa demonstra a importância da colaboração entre as esferas municipal e estadual na busca por soluções eficazes em prol do bem-estar da população.